Estou apto para participar da consulta?

Verifique se seu nome consta nas listas, em sua respectiva categoria no site:  http://scd.coppe.ufrj.br/index.php/pesquisa-diretoria-2023-2027

Meu ID e senha estão inválidos no sistema Helios voting?

O ID  é o número do CPF do eleitor (sem espaços ou pontos) conforme enviado por e-mail através do sistema Helios voting/COPPE (https://vote.coppe.ufrj.br/). A SENHA é pessoal, gerada pelo sistema, com caráter sigiloso e intransferível. Ao receber a mensagem de ID/Senha Inválidos verifique:

  • Se não existem espaços antes ou depois do número do CPF e da Senha.  (Sugere-se que o ID e a senha sejam copiados e colados conforme o e-mail enviado
    pelo sistema de votação, evitando equívocos. Chama-se a atenção para que não se copie espaços suplementares, pois estes estão na origem de problema de entrada.)
  • Se a tecla CapsLock não está ativa.  (Se o erro persistir)
  • Abra e feche o navegador, tentando novamente, ou troque de navegador.
  • Troque de computador ou meio eletrônico.
  • Entre em contato com a Comissão Eleitoral Local

Não recebi o email com ID, senha e link para cabine de votação?

 É possível acompanhar o envio do e-mail do sistema até a entrega ao servidor comercial (yahoo, hotmail, outlook, gmail, uol, etc…), mas não mais os passos posteriores até a entrega na caixa de entrada do cliente, já que ocorrem em ambiente virtual privado e de controle único do servidor externo/comercial. Este caminho entre a entrada no servidor comercial e entrega na caixa de entrada do cliente pode não ser instantâneo, levando um certo tempo. Caso a ausência de entrada na caixa de entrada persista verifique nas caixas no spam, lixo eletrônico (hotmail e outlook), promoções, entre outras dependendo do servidor usado. Pelos pontos explicitados anteriormente, a entrega de e-mail em servidores externos não pode ser total e tecnicamente assegurada.

Já para os e-mails institucionais, caso este esteja vinculado a outro serviço de e-mail (SMTP ou POP3 para yahoo, gmail, hotmail ou outro), o redirecionamento pode demorar um pouco a partir do envio do link pelo sistema. Nestes casos sempre verifique na caixa de entrada própria do webmail COPPE. Ainda, caso não esteja na caixa de entrada do webmail, verifique se a mensagem não caiu na caixa de SPAM