As votações por meio da internet ganharam impulso devido às restrições impostas pelo isolamento social decorrentes da covid e sua adoção deve continuar crescendo no pós-pandemia, motivada pela facilidade do processo e redução de custos e tempo para apuração dos votos.

Considerando o cenário atual, o sistema de votação eletrônica Helios Voting COPPE , disponibilizado pelo CISI a partir de 2023, ganhou maior visibilidade e vem se tornando essencial para fins de continuidade dos processos democráticos na comunidade acadêmica. Tal software foi adaptado a partir do sistema de código aberto “Helios Voting” e se mantém em constatante evolução, acompanhando as novas versões do software original.

Criado majoritariamente por Ben Adida, pesquisador em criptografia e segurança da informação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a escolha da tecnologia “Helios Voting” foi pautada na avaliação de especialistas qualificados do CISI e também por ser a tecnologia adotada em outras IFES, bem como na TIC da UFRJ.

Uma das vantagens na utilização do sistema Helios Voting COPPE é a realização de eleições on-line por meio da internet, com as credenciais para a participação sendo enviadas individualmente ao eleitor, através de e-mail. Além disso, o sistema atende a pré-requisitos básicos como a lisura, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade dos processos de votação eletrônica.

O processamento dos dados é baseado em criptografia homomórfica não sendo necessário descriptografar os votos para que a apuração e a contagem sejam realizadas. Dessa forma é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessária a divulgação dos votos, isto é, o voto é secreto.

No que se refere à segurança da votação eletrônica o sistema protege o segredo do voto. A criptografia, nos mesmos moldes da tecnologia de serviços bancários, traduz a escolha do eleitor numa forma codificada antes de enviá-la ao servidor de dados, impedindo que o voto seja revelado de forma individualizada, alterado ou excluído. A cada eleição, o sistema envia uma mensagem automática para a conta de e-mail cadastrada em nossa base de dados institucional, contendo o endereço eletrônico, login e senha para votação. O login será o CPF correspondente e a senha enviada para cada eleitor não é de conhecimento de nenhum administrador do sistema, pois é gerada eletronicamente pelo Helios e pode ser modificada pelo usuário no seu primeiro acesso ou em tempo desejado.

A segurança do sistema é reforçada através de pontos basilares de seu funcionamento como definição prévia da lista de votantes que pode ser conferida e auditada por comissão e verificada publicamente. Para cada voto depositado na urna é gerado um código rastreador que garante a conferência da inviolabilidade do voto. Além disso, cada eleitor poderá verificar que seu voto foi corretamente computado. Todo trânsito e armazenamento de informações ocorre de forma criptografada o que assegura o sigilo de cada voto. O software pode ser verificado por qualquer pessoa com conhecimento em programação pois o código fonte do sistema é completamente aberto.

Em Suma:

1. através da lista dos eleitores é possível garantir que todos os votos estejam sendo contados;

2. pelo rastreador da cédula gerado após o voto é possível garantir que os votos não foram alterados; 

3. pela criptografia é possível garantir o sigilo do voto; 

4. pelo código totalmente aberto é possível verificar que os cálculos estão sendo feitos corretamente e não estão sendo adulterados; 

5. pela lista de votantes em arrimo com login e senha pode ser garantido que somente os eleitores presentes na lista eleitoral poderão votar.